A artrose de joelho, também conhecida como osteoartrite, é uma doença degenerativa crônica que afeta a articulação do joelho. Ela ocorre devido ao desgaste progressivo da cartilagem, o tecido liso e branco que reveste as extremidades dos ossos e permite que eles deslizem suavemente uns sobre os outros. Com o tempo, esse “amortecedor” natural se deteriora.
A principal causa da artrose é o envelhecimento, sendo muito mais comum após os 50 anos. No entanto, outros fatores aceleram esse processo, como o excesso de peso (obesidade), que sobrecarrega as articulações, lesões prévias no joelho (como rupturas de ligamento ou menisco), histórico familiar da doença e atividades físicas de alto impacto realizadas por longos períodos.
Os sintomas se desenvolvem lentamente e pioram com o tempo. O mais característico é a dor no joelho, que aumenta com o movimento e melhora com o repouso. É comum sentir rigidez ao acordar ou após ficar muito tempo sentado. Com a evolução da doença, pode haver inchaço, estalos (crepitação) e perda da amplitude de movimento, dificultando tarefas como subir escadas ou agachar.